11-06-2018

Correspondendo ao desafio proposto pela ERP-European Recycling Plataform com o apoio dos 4 Municípios da área de intervenção da AMTRES: Cascais, Mafra, Oeiras e Mafra, a TRATOLIXO foi convidada a estar presente no evento Festival Jovens Recicladores no dia 5 de Junho (Dia Mundial do Ambiente), no Parque Marechal Carmona em Cascais. Este Festival enquadra-se no conjunto de acções de comunicação e sensibilização levadas a cabo pelas entidades gestoras ERP Portugal e Novo Verde com o propósito máximo de promover boas práticas ambientais e despertar os cidadãos para a importância que têm no processo de gestão de resíduos, traduzida na sua separação e encaminhamento adequados.
A iniciativa foi dirigida às escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico dos 4 Municípios da área de abrangência da TRATOLIXO e destas escolas, foram seleccionados 500 participantes de cada Município, num total de 2.000 crianças. A TRATOLIXO  participou activamente estando programado sensibilizar os alunos sobre diversas temáticas como “A correcta separação dos resíduos, os resíduos e a economia circular e a poluição de plástico nos oceanos.”

A TRATOLIXO esteve presente com um divertido jogo em que os participantes foram desafiados a pescar vários resíduos, incluindo pilhas, e a colocá-los no respectivo ecoponto. Outro dos jogos que muito cativou os alunos foi o “jogo de memória dos EEE” que alerta para a importância da reciclagem dos Equipamentos Eléctricos e Electrónicos. No total passaram pelo espaço da TRATOLIXO cerca de 500 alunos e respectivos professores.

Para além da Administração da TRATOLIXO estiveram presentes no evento várias entidades referência do sector como o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, a Vereadora do Município de Mafra, Lúcia Bonifácio, o Presidente da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), Nuno Lacasta  e demais representantes dos Municípios de Cascais, Oeiras, Mafra e Sintra.