19/06/2019

A TRATOLIXO integrou em 2018, juntamente com outras 16 entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacionais (SCTN) e outras empresas com interesse no sector,
o BIOREF, um Laboratório Colaborativo em Biomassa e Biorrefinarias que pretende promover a investigação e inovação no âmbito da implementação do Plano Nacional para a Promoção de Biorrefinarias (PNBP), aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros nº163/2017 de 31 de Outubro. Um dos principais objectivos deste Plano incide no reforço da aposta do País na valorização das diversas fontes de energia renováveis, através da utilização sustentável de diferentes tipos de biomassa e biorresíduos, bem como no desenvolvimento do conceito de bioeconomia baseada em recursos sustentáveis como alternativa aos recursos fósseis.
A entidades que integram o BIOREF são: Entidades do SCTN (8): LNEG (Coordenador), IST, FEUP, UNL/ITQB, FCUL, UAveiro, UMinho e IPP;Empresas (8): TRATOLIXO, PETROGAL,
Solvay, DouroGas,A4F-Algafuel, RAIZ, BLC3-Evolution, SysAdvance.
No dia 20 de Março de 2018 foi submetida a candidatura ao concurso público para a atribuição de títulos de Laboratórios Colaborativos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e, após análise por parte do painel avaliador, no dia 6 de Novembro de 2018 foi publicada a lista final homologada com a classificação final do concurso para atribuição do título de CoLab tendo o BIOREF sido uma das candidaturas aprovadas. A escritura de outorga da Associação teve lugar no passado dia 11 de Abril.
A Assembleia Geral realizou-se no dia 16 de Maio tendo sido eleitos os Órgãos Sociais e definida a estratégia do Laboratório, designadamente, os fundos comunitários disponíveis para desenvolver experiências e novas soluções na área dos combustíveis líquidos e derivados de resíduos.
Na Assembleia Geral foi aprovado a Agenda de Investigação e Inovação para o quinquénio 2019-2023, com contributos de todos os associados, bem como preparado um «Programa Mobilizador», ainda em aperfeiçoamento.
Para os Órgãos Sociais do BIOREF foi eleito o Conselho de Administração, Presidido pelo LNEG, na pessoa do Engº Francisco Gírio, tendo como Vice-Presidente a PETROGAL SA, representada pelo Eng Gonçalo Júdice Pargana Antunes Barradas, bem como a Bio DOURO Gás, Instituto Politécnico de Portalegre, Universidade Nova de Lisboa e RAÍZ Instituto de Investigação da Floresta e Papel. A TRATOLIXO foi eleita para Presidente da Assembleia Geral, na pessoa do Dr. João Dias Coelho, contando a Mesa ainda com a Universidade do Porto, representada por Professor Manuel Fernando Ribeiro Pereira, e o Instituto Superior Técnico, na pessoa da Professora Doutora Isabel Maria de Sá Correia. O Conselho Fiscal é Presidido pela Universidade do Minho, na pessoa da Professora Doutora Maria Madalena Santos Alves.