31/08/2019

Com o objectivo de consciencializar a população para o flagelo do plástico que se encontra no meio marinho, a Tratolixo levou a cabo uma campanha de sensibilização nas praias dos Concelhos de Mafra, Oeiras, Sintra e Cascais. Para além do tema da poluição marinha, as acções incidiram ainda na temática da preservação do recurso água e na correcta separação de resíduos.

As sessões que tiveram início no dia 16 de Julho e terminaram no dia 28 de Agosto consistiram em jogos pedagógicos sobre os objectos que devemos evitar no dia-a-dia, sobre que resíduos colocar em cada ecoponto e sobre o tempo de degradação dos mesmos. Fizeram ainda parte das sessões, experiências sobre a contaminação da água pelo óleo, sobre o perigo das redes fantasma, observação de microplásticos e acções de limpeza no areal.

Nas sessões realizadas durante a semana participaram sobretudo grupos de crianças de colónias de férias acompanhados pelos respectivos monitores e nos fins-de-semana grupos familiares que se encontravam a fazer praia. 

No final das sessões foi notória a preocupação dos participantes sobre a problemática abordada e a vontade de fazer algo para contrariar o problema. Frequentemente antes de saírem da praia, as crianças dirigiram-se a nós mostrando o lixo que tinham recolhido, a maior parte deste, eram pequenas partículas de plástico.