Entre 16 a 24 de Novembro assinalou-se mais uma edição da Semana Europeia da Redução de Resíduos 2019 (EWWR) este ano sob o tema "Mude os seus hábitos. Reduza os seus resíduos!”.

Nesta 11.ª edição, a Tratolixo levou a cabo uma iniciativa na área da compostagem com acções de formação e sensibilização para professores e alunos e distribuição de compostores.

 As sessões foram realizadas em escolas dos concelhos da AMTRES (Mafra, Sintra, Cascais e Oeiras) e contaram com a adesão de 240 alunos do 1° e 2° ciclo do ensino básico. A sessão teórico-prática realçou a importância de devolvermos à terra o composto obtido a partir dos nossos resíduos orgânicos, desviando desta forma os resíduos depositados em aterro sanitário e conferindo um maior aporte nutritivo ao solo.

A compostagem doméstica contribui significativamente para a redução de resíduos e promove a qualidade dos ecossistemas e dos alimentos que consumimos. Durante a sessão foram ainda referidos aspectos técnicos importantes para o sucesso do processo da compostagem. No total foram atribuídos 4 compostores.