A Ordem dos Engenheiros, a TRATOLIXO e a Associação Nacional de Municípios Portugueses promovem, no próximo dia 13 de Julho de 2020, pelas 14:30, um Webinar dedicado ao tema “Implementação de Sistemas de Recolha Selectiva de Biorresíduos através de sacos ópticos”, que contará na Sessão de Abertura com Mineiro Aires – Bastonário da Ordem dos Engenheiros, João Teixeira – Presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO, EIM

A iniciativa, que se realizará online através da plataforma zoom, conta com a presença confirmada de Luís Almeida Capão, Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, António Lorena e Rita Pombo, Consultores da 3Drivers, Lúcia Bonifácio, Vereadora da Câmara Municipal de Mafra e  Paulo Santos, membro do Conselho Directivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses e Presidente da CM Batalha.

Com o enquadramento da Economia Circular, a União Europeia aprovou em 2018 um novo pacote de Directivas para os Resíduos, onde foram definidas metas para a gestão de resíduos. A Directiva (UE) 2018/851 estabelece, entre outros objetivos, taxas de preparação para reutilização e reciclagem (PRR) dos resíduos urbanos de 65% até 2035 e a implementação da recolha selectiva de biorresíduos a partir de 31 de Dezembro de 2023, que inclusivamente passará, a partir de 2027, a ser a única forma de contabilização destes resíduos para efeitos de apuramento da meta PRR.

Os biorresíduos representam cerca de 38% da composição dos resíduos indiferenciados (RARU 2018) sendo compostos por resíduos alimentares (cerca de 36%) e resíduos de jardim (cerca de 2%), constituindo-se assim como uma oportunidade significativa para aumentar as taxas de reciclagem e reduzir o impacto ambiental provocado pela produção de resíduos.

Consciente da necessidade de a médio prazo aumentar a proporção de biorresíduos recolhidos selectivamente, a TRATOLIXO e os municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra estão a implementar pilotos para a recolha selectiva de biorresíduos baseados nos sacos ópticos. Neste sistema, a recolha selectiva de biorresíduos é conseguida através da utilização de sacos com uma cor específica para este fluxo, mas que são depois depositados e recolhidos pelos municípios juntamente com os resíduos indiferenciados. Os sacos são depois separados em unidade de tratamento mecânico dedicada que, através de sistemas ópticos, efectua a sua separação, permitindo o seu tratamento de forma diferenciada.

Este sistema acarreta muito poucas alterações ao sistema de recolha implementado pelos Municípios nacionais, com custos operacionais muito mais reduzidos, tendo apenas de ser ajustada a fase de tratamento preliminar dos resíduos nos Sistema em alta.

Neste Webinar, será apresentado o sistema de recolha que está a ser implementado nos municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, e um estudo de avaliação técnica, económica e ambiental promovido pela TRATOLIXO com o apoio da 3drivers.

Este evento decorrerá na Plataforma Zoom | Inscrições gratuitas. mas obrigatórias. Mais informações em site da Ordem dos Engenheiros  aqui

As apresentações da sessão e a gravação vão estar disponíveis na plataforma da Ordem dos Engenheiros em #juntossomosengenharia.com aqui