Os resíduos urbanos gerados pelos munícipes de Cascais, Oeiras, Mafra e Sintra são recolhidos pelo respectivo Município e encaminhados para a Tratolixo que é responsável pela sua recepção, tratamento e valorização.
Os munícipes de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra devem depositar no devido contentor os resíduos gerados diariamente.
É imprescindível que cidadãos, empresas e instituições públicas e privadas reduzam o consumo desnecessário, optando por produtos de maior qualidade e durabilidade e, é igualmente importante que pratiquem a separação de resíduos e adiram activamente, cada vez mais, à utilização de produtos mais sustentáveis e recicláveis.
Compete aos Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra a recolha e contentorização.
A Tratolixo, distribuída por dois ecoparques, um em Cascais e outro em Mafra, bem como um ecocentro na Ericeira, dispõe de infra-estruturas dedicadas ao tratamento de diferentes tipologias de resíduos. Tem duas grandes unidades industriais que se complementam: a unidade de Tratamento Mecânico (TM) de Trajouce e a Central de Digestão Anaeróbia (CDA) da Abrunheira.
Os resíduos indiferenciados, incluindo os sacos verdes com biorresíduos de recolha selectiva, são recepcionados na unidade de Tratamento Mecânico, onde, através de separadores ópticos, são segregados dos restantes resíduos. São também recuperados materiais recicláveis, como cartão, plástico e metal. Os sacos verdes, que contêm os biorresíduos, são enviados para a Central de Digestão Anaeróbia, onde são valorizados organicamente, dando origem a energia 100% renovável e a composto orgânico utilizado na agricultura. Este tipo de tratamento (digestão anaeróbia), sendo um processo biológico, necessita de água, que é na sua totalidade reutilizada após o tratamento na Estação de Tratamento de Águas (ETAL).
Os resíduos provenientes dos ecopontos (azul, amarelo e verde) são recepcionados e separados em diversas tipologias, com recurso a triagem manual e triagem mecânica, complementada por leitores ópticos. Após esta etapa, os materiais são enfardados e encaminhados para a indústria recicladora.