01
No balde castanho acondicionar o saco verde.
Use o saco verde
A recolha selectiva de biorresíduos (restos de comida) tornou-se obrigatória em Portugal a partir de 2024. Para facilitar este novo hábito, foi implementada a recolha dedicada de resíduos alimentares produzidos nas habitações dos Concelhos de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, através do uso de sacos verdes.
Os municípios estão a proceder à entrega nas habitações (das famílias abrangidas) de um balde castanho e de sacos verdes para serem colocados os resíduos orgânicos para posterior deposição nos contentores de resíduos indiferenciados já existentes na via pública.
Depois de acondicionados os restos de comida, apenas no saco verde, este deve ser bem fechado com um duplo nó, evitando que o saco se abra.
Este projecto é de extrema importância, a colaboração de todos é fundamental! Ao separar os restos de comida está a melhorar o Ambiente, com menos resíduos enviados para aterro, a aumentar a sua reciclagem e a gerar energia verde e composto orgânico.
Cerca de 1 kg de restos de comida produz 0,5 Kg de Composto que pode substituir os fertilizantes artificiais na agricultura?
Em média, cada pessoa deita fora 200 kg de restos de comida por ano?
A produção de restos de comida de uma família por ano produz energia elétrica suficiente para o consumo de um televisor LED durante três meses?