Tratolixo Arrow

Prevenção

Programa de Prevenção de Resíduos Urbanos (PPRU)

O Programa de Prevenção de Resíduos Urbanos (PPRU) visa ser um contributo activo para atingir um objectivo que constitui um dos maiores desideratos da política de Ambiente, em particular no domínio dos Resíduos, que é dissociar o crescimento económico da crescente produção de resíduos e minimizar os impactos negativos da sua gestão no ambiente, tendo em conta ainda a respetiva repercussão na gestão dos recursos naturais, procurando assim contribuir para a sustentabilidade do desenvolvimento.

A Tratolixo tem participado enquanto coordenador na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR) – conhecida na sua designação em inglês como European Week for Waste Reduction (EWWR). É um projeto apoiado pelo Programa LIFE+ da Comissão Europeia, que visa sensibilizar a população, através de diversas iniciativas, para a problemática dos resíduos e, em particular, para a prevenção da sua produção.

Internamente, a Tratolixo possui um leque de boas práticas ambientais, as quais desenvolve frequentemente. A par das boas práticas, são promovidas sessões de sensibilização dirigidas aos colaboradores internos, com o intuito de potenciar as boas práticas, tanto como colaboradores como cidadãos.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR)

  • A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos é uma iniciativa destinada a promover a implementação de acções de sensibilização sobre a sustentabilidade dos recursos e a gestão de resíduos durante uma única semana.
Ewr
  • Melhorar consciências sobre a redução de resíduos, reutilização de produtos e estratégias de reciclagem de material, e políticas relacionadas da União Europeia e dos Estados-Membros;

  • Destacar o trabalho realizado pelos participantes EWWR;

  • Mobilizar e incentivar os cidadãos europeus a concentrar-se em quatro temas principais de acção;

  • Reforçar as capacidades dos intervenientes da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, fornecendo-lhes ferramentas de comunicação específicas e formação;

  • Avaliar o impacto das acções de comunicação na mudança de comportamento concreto sobre os padrões de consumo e de gestão de resíduos.

- Coordenação das acções de sensibilização durante uma semana do ano;

- Desenvolvimento de ferramentas de comunicação alvo específico do grupo-para escolas, empresas, administrações / associações e cidadãos;

- Desenvolvimento e promoção da prevenção Dias Temáticos se concentrar em um tópico específico de prevenção de resíduos por ano;

- Desenvolvimento e teste do conceito de um Clean-Up Dia Europeu: "Vamos limpar a Europa".

Compostagem Doméstica no seu Município

A Tratolixo recebe, trata e valoriza os resíduos urbanos, produzidos em Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, abrangendo mais de 860.000 habitantes.
O projecto de compostagem doméstica, promovido pela Tratolixo e por aqueles quatro Municípios, tem como objectivo reduzir a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis que são depositados nos aterros, reduzir a emissão de poluentes e o uso de energia no transporte de resíduos, produzir fertilizantes de forma natural e gratuita, sem o uso de produtos químicos contribuindo assim para um melhor ambiente.

Compostagem Doméstica

A compostagem é o processo de transformação de resíduos biodegradáveis por micro-organismos e outros pequenos invertebrados (minhocas do solo), em ambiente húmido e arejado, produzindo uma terra fértil em micronutrientes, sais minerais, azoto e carbono a que damos o nome de composto.

Manual da compostagem doméstica

Consultar
Manual Da Compostagem Doméstica

Como fazer?

Reduza em tamanho (< 10 cm) os resíduos castanhos e verdes. 

No fundo do compostor, coloque, aleatoriamente, ramos grossos (promovendo o arejamento e a não compactação).

0Fa2765f88c1e591ddd8d893fc23b97b

02. Adicione castanhos

Adicione uma camada de 10 a 20 cm de castanhos, com uma mão cheia de terra ou composto pronto.
Assim terá microrganismos suficientes para iniciar o processo de compostagem.

 

Castanhos

03. Adicione verdes

Adicione uma camada de verdes , seguida de outra camada de castanhos.

Verdes

04. Teste

Nota: Teste de esponja


Como saber se a pilha de compostagem tem água suficiente:
Espremer com a mão um pouco do material do interior do compostor.

• Se pingar - demasiada humidade – é preciso juntar castanhos e revirar os materiais;
• Se a mão continuar seca - pilha seca - é preciso juntar Verdes, regar e revirar os materiais

Compostagem

05. Misture

Misture o conteúdo sempre que colocar novos resíduos ou, pelo menos, uma vez por semana e repita o processo até encher o compostor. As camadas podem ser adicionadas todas de uma vez ou à medida que os materiais vão ficando disponíveis.

Tratar Plantas

06. Última camada

 A última camada a adicionar deve ser sempre de castanhos, para diminuir os problemas de odores e a proliferação de insectos e outros animais indesejáveis.

Castanhos

Acompanhe as novidades da Tratolixo