A Tratolixo é parceira num projecto pioneiro (Blue Circular Postbranding Project) de recolha e encaminhamento para reciclagem de redes de pesca de dois portos nacionais: Cascais e Ericeira.
Ontem, dia 31 de Maio, comemorou-se o Dia Nacional do Pescador na EBF - Ericeira Business Factory. A Tratolixo esteve presente, representada pelo Presidente do Conselho de Administração, Nuno Soares que fez uma apresentação sobre o projecto e sua problemática destacando o papel da Tratolixo.
O Blue Circular Post Branding Project, é um projeto da UNIDCOM/IADE em parceria com o projeto “A Pesca por um Mar sem lixo”, promovido pelo Ministério do Mar e desenvolvido pela Docapesca/ Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM). Os objetivos do projeto baseiam-se na transmissão da ideia de que, ao abrigo de um processo transparente, há vida no plástico recolhido dos oceanos, (re)transformando-o em novos produtos.
O Blue Circular pb é um projeto-piloto na Capitania do Porto de Cascais. Nos portos de pesca de Cascais e da Ericeira a comunidade piscatória é convidada a colocar, quer as redes e os artefactos de pesca, quer o lixo marinho recolhido a bordo das suas embarcações em Ecopontos Marítimos criados para o efeito. Este projecto conta com diversos parceiros nomeadamente: Universidade Europeia/IADE, TRATOLIXO, VEOLIA e AMBIBERICA. Os dois primeiros parceiros fazem o armazenamento e o transporte e a AMBIBERICA é a entidade final, responsável pela reciclagem deste material.
Impacta ODS: 12, 13, 14 e 17