A Tratolixo esteve presente na XXXIII edição da Fexpomalveira, que decorreu entre os dias 13 e 18 de Agosto de 2024 na Mata Paroquial da Malveira. Este ano o certame foi dedicado ao desporto e foram várias as iniciativas deste âmbito incluindo um circuito de ciclismo (82° circuito da Malveira).
Durante o evento, a Tratolixo fez-se representar através de acções de divulgação, sensibilização e informação ao visitante com dinamização de divertidos jogos para todas as idades. Para participar na roda da sorte, uma das actividades, os visitantes tinham previamente de responder a perguntas sobre a separação dos recicláveis ou sobre a valorização dos biorresíduos. Após a superação dessa prova, testavam então a sua sorte ao girar a roda. Os prémios atribuídos variaram entre sacos de pano, conjunto de sacos para reciclagem “ecobags”, embalagem de composto ou voucher para visita guiada à Tratolixo. Os mais pequenos puderam ainda habilitar-se a uma embalagem de lápis de cor e a um caderno da mascote “Reciclas”. Houve uma grande adesão à participação nos jogos “acerta no ecoponto e ganha um ponto”: da pontaria, da pesca e da memória onde se testaram os conhecimentos sobre a reciclagem e se esclareceram algumas dúvidas sobre a separação.
Passaram diariamente pelo nosso stand cerca de 350 pessoas, o que no total corresponde a cerca de 2100 participantes, ao longo dos seis dias.
Durante a acção, os monitores sensibilizaram a população para a importância de se promover a Economia Circular, de se separar (bem) para reciclar todos os resíduos incluindo os orgânicos, desviando-os do aterro sanitário. Esclareceram dúvidas sobre a separação e deram ainda a conhecer o projecto de separação dos resíduos alimentares que tem vindo a ser implementado pelos 4 municípios da abrangência da empresa.
Na distribuição da amostra de composto, produzido na CDA, fez-se uma explicação sobre todo o processo de compostagem desde a separação no saco verde, assim como da produção de energia eléctrica associada.
Ao longo dos vários dias, os visitantes abordaram-nos espontaneamente ou foram convidados a participar nas actividades e a testar a sua sorte na Roda da Sorte. Várias famílias participaram nas actividades repetidamente ao longo dos vários dias, sobretudo por solicitação das crianças.