Cientes do impacto das suas acções na sustentabilidade, a Tratolixo iniciou uma nova iniciativa estratégica focada na protecção da biodiversidade. Essa consciência motivou a empresa a aderir voluntariamente à iniciativa act4nature Portugal, que oferece a oportunidade de melhorar suas práticas organizacionais e participar ativamente na protecção da natureza, mitigando ameaças à biodiversidade e promovendo o restauro de ecossistemas ao longo da sua cadeia de valor.
No seio desta iniciativa, a Tratolixo estabeleceu como um de seus compromissos o apadrinhamento do lobo ibérico – último grande predador do País – numa parceria com o Grupo Lobo.
Na parceria, apadrinhou o lobo Bolota, residente no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI) em Gradil, Mafra. Com 12 anos de idade, Bolota está saudável e partilha o espaço com a loba Gardunha, encantando todos com sua beleza e olhar intenso.
O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico foi criado em 1987 pelo Grupo Lobo, o CRLI acolhe lobos que não podem viver em liberdade devido a armadilhas, maus-tratos ou cativeiro ilegal. Aqui os animais vivem em condições únicas e próximas do seu habitat natural. Este espaço tem sido fundamental no desenvolvimento de acções que informam o público sobre a bio-ecologia e o comportamento do lobo, os perigos que a espécie enfrenta e a importância da sua conservação.