06/12/24

A TRATOLIXO, com o apoio da Sociedade Ponto Verde, desenvolveu, entre setembro e novembro, nos canais do grupo SIC, uma campanha inovadora e dinâmica a apelar à reciclagem do vidro, que pudesse impactar os portugueses residentes nas áreas de intervenção da TRATOLIXO, a saber, Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra.

A campanha de sensibilização em TV alicerçou-se no modelo de anúncio de televisão designado por playce, que permite apresentar vídeos até 30 segundos, imediatamente antes dos conteúdos que estão gravados nas boxes de televisão e quando selecionados por um utilizador. A ação destinou-se a todas as pessoas com box de TV em casa que habitam nos quatro municípios da abrangência da Tratolixo.

A mensagem da campanha, ‘Basta reciclar mais 2 garrafas por mês, para Portugal atingir a meta de reciclagem deste material’, superou as expetativas, tendo chegado a mais de 100 mil lares, ou seja, mais de 200 mil pessoas, tendo o anúncio mais de 1 milhão e 500 mil visualizações.

Cumprimos o objetivo! Esta campanha foi um êxito e é mais um importante passo na estratégia da TRATOLIXO em sensibilizar cada vez mais pessoas para a importância da separação, tratamento e reciclagem do vidro. Só com uma mudança de hábitos será possível atingir as metas de reciclagem propostas pela União Europeia”, afirma o Presidente da TRATOLIXO, Nuno Soares.

De acordo com Ana Trigo de Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, “é fundamental continuarmos o trabalho de sensibilização junto dos cidadãos e a informar por que se deve reciclar. Neste caso, a campanha que a SPV apoiou, promovida pela Tratolixo, concentra-se no vidro, uma vez que é o material que continua a merecer mais atenção, pois os números da recolha seletiva estão aquém do necessário. Passámos uma mensagem muito clara que funciona como um call to action que, na prática, é o que o país precisa: mais ação. A nossa expectativa é que este esforço conjunto contribua para o atingimento das metas da reciclagem das embalagens definidas para 2025.

A campanha está a ser alargada através de outros meios, já que o facto de o anúncio estar a circular na Internet, sem restrição geográfica, é mais um reforço a apelar à reciclagem do vidro, a ser divulgado por todo o país e até no estrageiro. O anúncio tornou-se também numa ferramenta em ações de sensibilização nas escolas e nas empresas.

A mensagem circula também em nove outdoors itinerantes, que desde a segunda quinzena de novembro estão a circular na área geográfica onde atua a TRATOLIXO, sendo esta mais uma forma da campanha de sensibilização sobre a necessidade de separação do vidro chegar à população dos concelhos de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra. Também este segmento da campanha contou com o apoio da Sociedade Ponto Verde.

Recorde-se o anúncio da campanha aqui: https://we.tl/t-TolqCdRoqV