Tratolixo Arrow

Monitorização

Monitorização

A Tratolixo assegura, através da sua actividade, o cumprimento de requisitos legais aplicáveis e um forte compromisso com a protecção ambiental. 

2VIC3160

Monitorização Ambiental

A Tratolixo enquanto empresa responsável pela gestão de resíduos urbanos e ciente dos impactes causados pela sua actividade, assegura o cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis, quer ao nível de legislação quer ao nível de cumprimento dos requisitos estabelecidos no TUA (Título Único Ambiental).

A Monitorização, assume assim um papel fundamental na organização assente em três eixos principais:

  • Monitorização Ambiental do Ecoparque de Trajouce;
  • Monitorização Ambiental do Ecoparque da Abrunheira;
  • Monitorização Ambiental das Lixeiras do Sistema AMTRES.

Ecoparque de Trajouce

No Ecoparque de Trajouce é assegurado o cumprimento de todos os requisitos legais estabelecidos na legislação vigente e de todas as disposições do TUA em matéria de ambiente, nomeadamente:

  • Controlo dos afluentes e efluentes líquidos encaminhados para o coletor, e posteriormente conduzidos para a Estação de Tratamento de Águas Residuais Multimunicipal.
  • Controlo do aterro sanitário de Trajouce, de acordo com os requisitos legais aplicáveis, nos quais são estabelecidas as disposições relativamente ao acompanhamento e controlo na fase de pós encerramento:

- Controlo de assentamentos;
- Controlo dos lixiviados;
- Controlo de águas subterrâneas;
- Controlo de águas superficiais;
- Controlo de biogás;
- Controlo de dados meteorológicos.

  • Controlo das emissões gasosas resultantes do sistema de tratamento de ar implementado na Central de Triagem (Despoeirador). 

Ecoparque da Abrunheira

No Ecoparque da Abrunheira é assegurado o cumprimento de todos os requisitos legais estabelecidos na legislação vigente e de todas as disposições do TUA em matéria de ambiente, nomeadamente:

  • Controlo do aterro da Abrunheira, de acordo com os requisitos legais aplicáveis, nos quais são estabelecidas as disposições relativamente ao acompanhamento e controlo na fase de exploração:

- Controlo de assentamentos e enchimento;
- Controlo dos lixiviados;
- Controlo de águas subterrâneas;
- Controlo de águas superficiais;
- Controlo de biogás;
- Controlo de dados meteorológicos;

  • Controlo das emissões gasosas resultantes dos sistemas de tratamento de ar implementados na Central de Digestão Anaeróbia (CDA) e na Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes (ETAL). 
  • São também realizadas análises aos efluentes resultantes do tratamento de águas de modo a cumprir com os requisitos estabelecidos na licença de reutilização de água (ApR).
  • Com o intuito de desmistificar a problemática associada aos odores atmosféricos a Tratolixo tem vindo desde 2016, de forma voluntária e precursora, a dinamizar vários programas de monitorização de odores de forma a avaliar qual o impacte da sua actividade na comunidade local. Esta avaliação tem vindo a ser realizada em conjunto com a NOVA School of Science and Technology utilizando novas metodologias de análise. Saiba mais em Comunidade Activa.
  • Relatório Intermédio 3.º Programa de Monitorização de Odores

Lixeiras do Sistema AMTRES

Na área de intervenção do Sistema AMTRES existem quatro lixeiras:

 

·         Lixeira de Trajouce – Cascais;

·         Lixeira da Abrunheira - Mafra;

·         Lixeira de Vila Fria – Oeiras;

·         Lixeira de Vale Mourão – Sintra.

 

A Tratolixo enquanto Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos com intervenção nos munícios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra assegura a monitorização destas infra-estruturas, através da monitorização e controlo de:

- Águas subterrâneas;
- Águas Superficiais;
- Lixiviados;
- Biogás;
- Assentamentos.

Acompanhe as novidades da Tratolixo